bicudas

As bicudas são peixes bem característicos, o formato longilíneo do corpo é perfeitamente percebido e reconhecido, lembram uma barracuda

Pertencem a família ctenoluciidae, com poucas espécies, sendo a boulengerella cuvieri a mais interessante para a pesca. As outras espécies apresentam tamanho menores. As bicudas estão distribuídas pela bacia hidrográfica da Amazônia. Contudo, nos rios do sul da amazônia, apresenta um maior abundância.

Boulengerella cuvieri

Apresentam o corpo cilíndrico recoberto por escamas diminutas, a coloração dos flancos é clara, com o dorso escuro. Apresenta um ocelo no pedúnculo caudal bem característico. As nadadeiras são amareladas dispostas em pares. A cauda grande e bifurcada permite o rápido deslocamento na água, conferindo assim grande velocidade no ataque as presas. O sistema bucal é alongado em forma de bico ou focinho, formado por estruturas ósseas bem rígidas.

Predador rápido e certeiro tem na visão sua grande feramente de detecção das presas (predador visual), logo apresenta predileção por águas claras. Naturalmente carnívora, onde pequenos peixes que vivem na coluna d´gua são as principais presas.

destino com

bicudas

Conheça Ecolodge da Barra

Galeria de peixes